praias-japaratinga-alagoas

Japaratinga: conheça tudo sobre este paraíso e se apaixone

Japaratinga é um município alagoano quase inexplorado e possui algumas das praias mais bonitas do Brasil. Localizada entre Recife, Maceió e próxima a Maragogi e também a São Miguel dos Milagres, a cidade encanta os turistas à primeira vista por conta de um cenário paradisíaco.

Mares calmos de águas mornas e cristalinas em tons verde-esmeralda que permitem ver peixinhos, dentre eles sargentinhos, areia branquinha e fininha, piscinas naturais, barreira de corais, arrecifes, natureza exuberante e coqueirais a perder de vista fazem parte dessa paisagem magnífica.

  • pousada-em-japaratinga (2)

Por ter uma geografia acidentada, ao longo do percurso à beira-mar existem diversos mirantes, dos quais é possível ver dezenas de barcos de pesca pontilhando o oceano. Alguns locais da cidade também resguardam características rústicas das vilas de pescadores, sendo possível ver o histórico farol de Porto de Pedras, no ponto onde o mar encontra o rio Manguaba.

praia-salgado-japaratinga

Além disso, Japaratinga é tão aconchegante que o tempo parece passar mais devagar. A região tem, ainda, um povo acolhedor e uma gastronomia inigualável em que frutos do mar, como lagosta e camarão, são o grande destaque.

Por isso, se estiver buscando um local mais barato, calmo e livre de agitação para descansar e renovar as energias, esse paraíso é perfeito, seja para você ir com sua família e levar as crianças ou, ainda, para curtir com amigos ou namorada(o).

Japaratinga, sem sobras de dúvidas, é o refúgio dos sonhos que faz bem para o corpo e alma. Mas antes conhecer tudo que a cidade tem a oferecer, que tal aprender um pouco sobre a história do local?

Histórico de Japaratinga

Antes da chegada dos colonizadores, a região, hoje chamada de Japaratinga, era habitada por índios, os quais afirmavam que o local possuía madeira boa para confecção de arcos e, por isso, denominavam o território de Japaratuba ou Yapara-tyba, termos que significam “Sítio dos Arcos.”

Quando os colonizadores começaram a morar na região, também passaram a chamar o local de Japaratuba, mas adicionaram a palavra “Praia” ao nome, para distingui-la de uma cidade próxima, conhecida como Japaratuba da Mata.

Por volta de 1800, uma colônia de pescadores se estabeleceu na região, dando origem a Japaratinga. No início da povoação as terras eram quase todas ocupadas por lavouras e à beira-mar existiam poucos barracos. Nesse mesmo período teve início a exploração de coco, fato que contribuiu para o crescimento exponencial da população local.

Em 30 de dezembro de 1943, por meio do decreto-lei estadual nº 2909, Japaratuba da Praia passou a ser chamada de Japaratinga. Isso aconteceu porque na época houve a formação de várias comissões que analisavam os topônimos de cidades e vilas. Caso existissem nomes repetidos, os municípios eram renomeadas.

Outro fato interessante é que Japaratuba da Praia, hoje Japaratinga, era um município que pertencia a Maragogi. No entanto, em 1960, diversos políticos, dentre eles o líder José Jorge de Farias Sales, chefe político da Maragogi, passaram a lutar e buscar a emancipação administrativa do município. Com isso, em meados da década de 60, especificamente dia 30 de julho, por meio da Lei 2.264, Japaratinga foi oficialmente desmembrada de Maragogi.

Hoje Japaratinga tornou-se uma cidade turística pacata com praias paradisíacas de águas mansas e quentinhas durante todo o ano. Depois dessas curiosidades sobre a região, continue lendo e conheça um pouquinho sobre as praias e outros atrativos que o município oferece.

Praias paradisíacas de Japaratinga

Japaratinga possui seis praias paradisíacas com paisagens indescritíveis, consideradas as mais belas do Brasil. Mares de águas esverdeadas quentinhas e tranquilas, ideal para crianças ficarem numa boa, deixando os pais despreocupados.

Além disso, o céu azul e o sol brindam a região em qualquer época do ano. Por isso, descubra agora o que cada uma das praias do município tem a oferecer.

Praia de Japaratinga

praia-japaratinga-alagoas

A praia de Japaratinga possui mar calmo, águas mornas e cristalinas, areias claras, recifes, falésias de areias coloridas que chegam a ter 20 m de altura e, claro, uma enorme extensão de coqueiros que emolduram a paisagem.

Quando a maré está baixa dá para fazer um passeio de jangada e conhecer piscinas naturais, onde é possível ver peixinhos, corais e outros elementos da vida marinha. Essa praia tem também um belo mirante e boa infraestrutura, com bares e restaurantes que oferecem diversos pratos feitos com frutos do mar.

Praia do Pontal

Mar com águas mansas, areias fininhas e batidas são os destaques da Praia do Pontal. É possível ter acesso ao local a partir de Japaratinga ou por balsa, cruzando o rio Manguaba em Porto das Pedras.

Praia de Bitingui

praia-bitingui-japaratinga-alagoas

A Praia do Bitingui é cercada por coqueiros e as areias brancas são banhadas por um mar tranquilo que forma recifes próximos à margem. Uma curiosidade sobre Bitingui é que ela possui o formato de uma ferradura.

Praia do Boqueirão

praia-boqueirao-japaratinga

Na Praia do Boqueirão em alguns pontos você irá encontrar areias finas e claras, em outros serão mais pedregosas. A novidade dessa praia é que ela possui fontes de águas doces e, diferente das praias citadas anteriormente, o mar é agitado e as ondas fortes.

Praia de Barreiras do Boqueirão

Um dos principais encantos da Praia de Barreiras do Boqueirão são seus traços primitivos e as nascentes de águas doces, onde os visitantes podem usufruir de um refrescante banho de bica. As areias do local são claras e o mar tem ondas um pouquinho fortes.

A infraestrutura do local também é excelente, com várias opções de bares, quiosques e restaurantes para você almoçar ou fazer um lanche.

Praia do Salgado

praia-salgado-japaratinga
Praia do Salgado – Japaratinga – Alagoas

Com cerca de um quilômetro e meio de areia branca e águas mornas e tranquilas, a Praia do Salgado é outro local quase inexplorado de Japaratinga, tendo à sua frente várias piscinas naturais, inclusive a famosa Croa de São Bento.

Apesar dessa praia ser pouco explorada, seu cenário paradisíaco foi pano de fundo do filme nacional “Deus é Brasileiro”, do diretor Cacá Diegues.  O longa conta com grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Antônio Fagundes, Wagner Moura e Paloma Duarte.

A Praia do Salgado promete ser a praia do futuro em Japaratinga, pois atualmente existem renomadas construtoras investindo no local, o que amplia as oportunidades tanto para o mercado imobiliário quanto para o crescimento econômico da região.

Pousada em Japaratinga? Clique e conheça a Paraíso dos Coqueirais

Descubra o que fazer em Japaratinga

japaratinga-cidade
Maré baixa – Japaratinga – Alagoas

As opções sobre o que fazer em Japaratinga são diversas e vão além das praias paradisíacas. Você pode aproveitar um passeio de barco, de jangada, catamarã, andar de caiaque e, ainda, praticar stand-up paddle. Mas as opões não param por aqui, confira!

Passeio de buggy

Se gostar de adrenalina, um passeio de buggy pode ser uma ótima opção para que você viva momentos únicos, tendo em vista que essa atividade possibilita a contemplação de paisagens fascinantes – “haja coração!”

Igreja Matriz

A suntuosa Igreja Matriz Nossa Senhora das Candeias de Japaratinga foi erguida pelos holandeses há mais de 300 anos e a até hoje está conservada em seu estado original. Essa é uma ótima opção para você visitar se deseja vivenciar e entender parte da história do município.

Que tal conhecer o Mirante Monte Tabor em Japaratinga?

monte-tabor-japaratinga-alagoas
Monte Tabor – Japaratinga – Alagoas

Mirantes são perfeitos para encontros românticos, para apreciar belas paisagens com amigos ou para meditar diante da imensidão da criação divina. Se você se identificou com alguns desses cenários, o que acha de conhecer o Mirante Monte Tabor localizado em Japaratinga?

O Monte Tabor fica dentro da Pousada Paraíso dos Coqueirais, a 800 metros da recepção, e de lá é possível ter uma vista privilegiada da cidade e também da Praia de Japaratinga. Contemplar o nascer do sol nesse mirante também e imperdível, basta você madrugar, pois o despertar do astro-rei acontece por volta das 4h30.

A entrada para o Mirante Monte Tabor é gratuita para os hospedes da Pousada Paraíso do Coqueirais. O público geral, por sua vez, paga uma pequena taxa de R$ 5,00.

Por que o Mirante Monte Tabor de Japaratinga ganhou esse nome?

monte-tabor-japaratinga
Monte Tabor – Japaratinga – Alagoas

No ano de 2008, três padres londrinenses se hospedaram em uma pousada de Japaratinga. Os sacerdotes, que tinham um amigo padre na região, foram em busca de sossego e descanso, mas acabaram encontrando mais do que isso.

À época, a jovem senhora Lúcia Maria Ferreira Coutinho, antiga moradora da região e também proprietária da pousada, convidou os padres para conhecerem o pequeno mirante da propriedade e eles aceitaram de imediato.

Após subirem vários degraus com dona Lúcia, os padres avistaram a paisagem do mirante e ficaram maravilhados. Depois da grata surpresa, um dos sacerdotes virou-se para a proprietária da pousada e disse: “dona Lúcia, é bom ficar aqui! A senhora se lembra de quem é essa frase?”

Sem entender a referência, humildemente ela respondeu que não. Foi então que o padre resolveu contar a história do Monte Tabor de Israel.

“Conforme mostra o Evangelho de Domingos, Jesus convidou os apóstolos João, Pedro e Tiago para subirem com ele no Monte Tabor para orar. Quando Pedro chegou no topo, deparou-se com uma vista magnífica e disse: ‘senhor, é bom ficarmos aqui! Nesse momento, Cristo transfigurou-se diante dos apóstolos e Pedro se ofereceu para fazer três tendas: uma para Jesus, uma para Elias e outra para Moisés’”

Após contar essa história à proprietária da pousada, o sacerdote disse: “dona Lúcia, vamos batizar o Mirante de Monte Tabor, porque isso aqui é tão lindo quanto o de Israel.”

Sem pestanejar, a jovem senhora respondeu: “pois já está batizado, padre!”

No entanto, para o sacerdote, o batismo deveria ser feito de forma oficial. Com isso, em um domingo, os três padres subiram no mirante, celebraram uma missa, fizeram uma concelebração e depois batizaram o mirante com o nome de Monte Tambor.

Mais de uma década depois, o Mirante Monte Tambor continua com o mesmo nome e a vista do local fascina tanto os turistas que visitam Japaratinga, quanto os moradores da região.

Quais são os eventos festivos de Japaratinga?

Japaratinga possui diversos eventos ao longo do ano. Dentre eles se destacam a festa da Nossa Senhora das Candeias, realizada entre os meses de janeiro e fevereiro; a festa da Emancipação, promovida no dia 23 de junho; e o Festival de abertura do Verão, que ocorre em novembro.

Onde se hospedar em Japaratinga?

Se o seu destino for Japaratinga e você quiser passar as férias com sua família em um ambiente tranquilo, com ar de hotel fazenda, cercado pela natureza e com várias opções de lazer, se hospede na pousada Paraíso dos Coqueirais, fazenda localizada a 150 metros da Praia do Salgado, outra belíssima praia da região.

A pousada Paraíso dos Coqueirais conta com 31 apartamentos e possui uma excelente infraestrutura, contando com varadas, piscinas, playground, churrasqueira, restaurante e bar, wi-fi, sala de jogos e de reuniões, sala de TV, loja de souvenir e estacionamento coberto.

A pousada é um verdadeiro paraíso e durante a estadia é possível avistar diversos animais, como pavões, gansos, coelhos, avestruzes e saguis. O local é cercado por jardins formosos, coqueirais, vegetação de Mata Atlântica, rio, manguezal e horta orgânica – é um local realmente de tirar o fôlego.

Diante do exposto, não restam dúvidas que a pousada Paraíso dos Coqueirais é o local perfeito para você se hospedar.

Qual melhor época para viajar a Japaratinga?

Se pretende conhecer Japaratinga, os meses de setembro a março são perfeitos, pois de maio a junho as chuvas dão as caras na região, podendo atrapalhar alguns dos principais passeios, como a visita às piscinas naturais. Todavia, as chuvas costumam ser passageiras.

Maragogi: Caribe brasileiro próximo a Japaratinga

Se você prefere um local mais agitado, diferente de Japaratinga, ou se quiser conhecer outras cidades alagoanas com praias belíssimas, aposte em Maragogi. Considerada o Caribe brasileiro, o município fica, de carro, a apenas 20 minutinhos de Japaratinga.

Praias deslumbrantes com águas mornas e tranquilas em tons verde e azul, passeio de catamarã por piscinas naturais, rica culinária, engenhos antigos, mirantes, recifes de corais com fauna e flora riquíssimas e um povo hospitaleiro compõem o cenário dos sonhos.

Em Maragogi, o conjunto de piscinas naturais é denominado de galés. Quando a maré baixa e o solzão nordestino aparece, é possível fazer passeios inesquecíveis pelos locais e observar um mundo subaquático colorido e encantador.

O que fazer em Maragogi?

maragogi

Em Maragogi é possível fazer diversas atividades de lazer, como mergulho com cilindro; passeios de buggy, trilhas, sendo a mais famosa a Trilha do Visgueiro, a qual proporciona uma verdadeira imersão em seis quilômetros de Mata Atlântica, que possui árvores com mais de 500 anos e cachoeiras.

Na orla das praias também é possível encontrar barraquinhas de artesanatos, barzinhos, quiosques e muito mais.

Assim como Japaratinga e o município de São Miguel dos Milagres, Maragogi também está inserida na Costa dos Corais, que possui 135 quilômetros de extensão, a segunda maior do mundo, ficando atrás somente da Grande Barreira de Corais do largo da costa de Queensland, localizada no norte da Austrália.

O que esperar das praias de Maragogi?

O litoral de Maragogi possui 10 praias magnificas em 22 quilômetros de dimensão, dentre as mais belas estão a Barra Grande, a qual possui um banco de areia com cerca de um quilômetro de extensão que avança mar adentro, conhecida como “Caminho de Moisés” – é como andar no meio do oceano.

Outra praia que também chama atenção, sendo uma das mais procuradas pelos turistas, é a Antunes. Alguns dos motivos que encantam os visitantes são as águas calmas de tonalidade azul e as piscinas que se formam quando a maré está baixa, deixando o cenário ainda mais bonito.

A Praia de Peroba também tem seus encantos, possuindo um mar de água verdinha e um imenso coqueiral.  A do Xaréu é uma praia mais deserta, tem mar calmo e várias piscininhas se formam nos bancos de areia, perfeita para quem busca sossego.

Outra praia que também merece destaque é a Praia da Ponta do Mangue. Ela possui um mar de água morninha e, ainda, conta com piscinas naturais rasas cheias de peixinhos.

Independente da praia que você resolver visitar em Maragogi, pode ter certeza que valerá a pena, pois todas são divinas.

Festival Gastronômico da Lagosta em Maragogi

Anualmente é realizado em Maragogi o Festival Gastronômico da Lagosta. O evento ocorre no segundo semestre do ano, geralmente no mês de setembro, e conta com vários pratos especiais preparados à base de lagosta.

Para deixar a iguaria com gostinho especial, os chefes de cozinha costumam utilizar ingredientes da culinária regional, nacional e internacional. Se você aprecia esse fruto do mar, poderá degustar lagostas assadas, cozidas, grelhadas, etc. Além disso, quando ocorre o festival os restaurantes dão desconto especiais nos pratos, que podem chegar a 40%.

O que comer em Maragogi?

caranguejo-maragogi-japaratinga-alagoas

Depois de curtir a praia, nadar com peixinhos coloridos e caminhar por Maragogi, com certeza você ficará com fome. Nessa hora poderá contar um cardápio sofisticado e também com pratos típicos, como bolinho de goma (sequilho), quitute feito com leite de coco e mandioca; e tapiocas doces e salgadas.

Mas as delícias regionais não param por aí, você também degustar o aratu, caranguejo preparado com ervas, pimenta e azeite; robalo (peixe) ao molho de manga, morango e carambola; salmão grelhado ao molho de maracujá; moranga recheada com camarões e muito mais.

Quando visitar Maragogi?

O melhor período para visitar Maragogi é entre os meses de outubro a janeiro, época em que o tempo fica mais firme. Entre agosto a abril, a probabilidade de chuvas na região é bem grande, sendo superior a 60%, fato que pode atrapalhar a visibilidade das piscinas naturais.

Conheça São Miguel dos Milagres

sao-miguel-milagres-japaratinga-alagoas

São Miguel dos Milagres é um rústico município alagoano localizado a 37 km Maragogi e a 26 km de Japaratinga. Como acontece nas outras cidades citadas, São Miguel dos Milagres também possui praias paradisíacas e várias piscinas naturais.

Mas ao contrário de outros destinos, esse município é pouco explorado pelas rotas turísticas e tem um dos litorais mais preservados de Alagoas – basta ir uma vez para se apaixonar. As atividades em São Miguel dos Milagres também vão além dos passeios nas belas praias. Descubra a seguir um pouco sobre o território tem a oferecer.

O que fazer em São Miguel dos Milagres?

São Miguel dos Milagres possui vários pontos turísticos, como a Capela dos Milagres, e algumas atividades de lazer para visitante nenhum colocar defeito. A seguir, confira algumas sugestões de praias e de passeios.

Capela dos Milagres

capela-milagres-alagoas
photo credit: rvcroffi São Miguel dos Milagres via photopin (license)

A Capela dos Milagres é uma igreja que foi construída especialmente para que noivos pudessem consagrar o sagrado matrimônio. O local possui o chão todo de areia, garantindo um clima praiano para cerimônia. Diversos famosos já se casaram nessa igreja, como o humorista Whindersson Nunes e Luisa Sonza.

Praia São Miguel dos Milagres

Essa praia possui águas quentinhas e lindas piscinas naturais. Na praia de São Miguel dos Milagres também é possível ver várias jangadas e barcos, que formam um bonito colorido em contraste com a água azul esverdeada.

Praia do Toque

sao-miguel-milagres-japaratinga-alagoas (1)

A Praia do Toque, uma das mais tranquilas de São Miguel dos Milagres, possui exuberantes piscinas naturais e peixinhos coloridos e toda vida marinha, como moreias, podem ser vistas bem de perto. O local, além de ser circundado por inúmeros coqueiros, é propício para um passeio de jangada.

Passeio de Jangada na Rota Ecológica

passeio-jangada-sao-miguel-milagres
photo credit: Rodrigo_Soldon São Miguel dos Milagres via photopin (license)

A Rota Ecológica de São Miguel dos Milagres liga Maceió a Recife. Durante o passeio de jangada o visitante contempla 20 km de praias maravilhosas e conhece as regiões que sobrevivem do turismo local.

Praia Porto da Rua

praia-porta-rua

A Praia Porto da Rua é uma das mais movimentadas de São Miguel dos Milagres. Se quiser sossego, melhor escolher outro roteiro – embora o cenário paradisíaco compense toda a muvuca.

Praia do Riacho

A praia do Riacho é perfeita para famílias que possuem crianças pequenas, pois o mar tem poucas ondas e, assim, os pais podem ficar despreocupados. As águas são verdes, tranquilas e as areias são escuras e finíssimas.

Praia do Marceneiro

Outra praia em São Miguel dos Milagres que deixa os turistas em êxtase é a Marceneiro. Essa praia paradisíaca tem águas quentes e cristalinas, uma extensa faixa de areia e seus recifes são algumas das principais atrações.

Este é um local perfeito para contemplar o pôr do sol. Além disso, a Praia do Marceneiro é praticamente deserta, você pode até chamá-la de sua.

Suntuário Peixe-boi

peixe-boi-sao-miguel-milagres-japaratinga-alagoas (1)

Em Porto das Pedras, próximo a São Miguel dos Milagres, existe o Suntuário Peixe-Boi, iniciativa comunitária coordenada por estudantes, pescadores, ribeirinhos e moradores da região. O projeto tem como prioridades a preservação da população de peixe-boi, a proteção das áreas dos manguezais, a conservação dos recifes de corais e o desenvolvimento responsável da pesca e do turismo.

Se estiver em São Miguel dos Milagres ou em Japaratinga, aproveite e dê um pulinho em Porto de Pedras para conhecer esse belíssimo projeto. Lá é possível conhecer o peixe-boi, animal ameaçado de extinção e, ainda aprender sobre a preservação do meio ambiente – esse com certeza é um programa que as crianças vão amar fazer.

Praia do Patacho

praia-patacho-sao-miguel-dos-milagres-alagoas
photo credit: Rodrigo_Soldon São Miguel dos Milagres via photopin (license)

Caso vá a Porto das Pedras para conhecer o Santuário Peixe- boi, aproveite e conheça também a Praia do Patacho. Assim como outras praias da região, ela também é belíssima e possui areias branquinhas e águas translúcidas e quentinhas. No entanto, Patacho possui um grande diferencial, pois tem piscinas naturais que propiciam a prática de snorkel.

Veja o que comer em São Miguel dos Milagres

comer-sao-miguel-milagres

Assim como outras regiões litorâneas de Alagoas, São Miguel dos Milagres tem os peixes e frutos do mar com frutas regionais como destaque gastronômico. Outra iguaria bastante famosa no município é o Petit Gateau alagoano, sobremesa que possui um toque bem nordestino, feito com cocada ao forno e sorvete de tapioca.

Em que época ir para São Miguel dos Milagres?

Você pode visitar São Miguel dos Milagres em qualquer época do ano, mas umas das melhores estações é o verão, ocasião em que os termômetros chegam a marcar mais de 30 graus e a probabilidade de chuva é pequena. Nos meses de maio a julho a temperatura continua elevada, no entanto, chove com mais frequência.

Dicas de proteção

praias-japaratinga-alagoas (5)

Ficou interessado em alguns desses destinos apresentados neste artigo? Então se programe e faça uma ótima viagem! Independe do local escolhido, pode ter certeza que você viverá momentos inesquecíveis que ficarão eternizados na memória. Mas antes de colocar o pé na estrada, que tal conferir essas valiosas dicas?

Protetor solar

Abuse do protetor solar para prevenir queimaduras causadas pelo sol. Também é essencial utilizar protetor nos lábios e nos cabelos.

Loção pós-sol

Não se esqueça de usar loção pós-sol, pois ela é responsável por acalmar a pele depois de um dia de praia. A água termal também pode ser utilizada, pois tem propriedades minerais que refrescam, hidratam, tonificam e acalmam a pele.

praia-japaratinga
Praia do Salgado – Japaratinga – Alagoas

Óculos de sol

Não fique sem óculos solar! O modelo não importa, desde que as lentes tenham proteção contra os raios UVA e UVB

Chapéu e boné

Além do protetor solar, chapéus ou bonés reforçam a proteção contra queimadura solar.

Dicas para preservar as praias

Independente da época do ano, é crucial cuidar das nossas praias. Por isso, siga essas dicas simples e preserve esses paraísos para que eles continuem sendo nossos refúgios.

– Não jogue bitucas de cigarro nas areias

– Separe o lixo que for reciclável

– Quando for conhecer as piscinas naturais, não alimente os peixinhos

– Procure não levar seu pet à praia. Até porque, segundo a lei, é proibido levar animais domésticos a esses locais.

– Leve uma sacola para colocar todo o lixo que você produzir. Jamais jogue garrafas, embalagens e outros materiais na areia, pois o destino final desses objetos é o mar, fato que pode causar a morte de várias espécies marinhas.

Coloque essas dicas em práticas que o meio ambiente agradece!

Boa viagem!!

  • pousada-em-japaratinga (2)

Gostou? Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

7 thoughts on “Japaratinga: conheça tudo sobre este paraíso e se apaixone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *