ecoturismo-na-praia (1)

Ecoturismo na Praia: como aproveitar as belezas naturais da praia

Você conhece ou alguma vez já ouviu falar sobre o ecoturismo na praia?

Hoje em dia, esse tipo de turismo natural, vem crescendo bastante, considerando que o Brasil é um dos mais ricos em belezas naturais, principalmente nas regiões das praias.

Ou seja, juntamos as belezas natural que as praias possuem, com um turismo que vai gerar uma experiência harmoniosa.

Porém, não levando apenas as belezas naturais em consideração, o ecoturismo se trata hoje de uma das formas de turismo mais sustentável, permitindo uma conexão com a natureza, sem gerar impacto, procurando sempre preservar.

Para você ter uma ideia, segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), cerca de 10% dos turistas mundiais, procuram pelo turismo ecológico.

No entanto, é claro que para conseguir ter acesso a tudo isso, primeiro será necessário escolher um lugar que respeite esse patrimônio natural, induzindo um respeito e preservação natural, junto com as atividades turísticas.

E será justamente sobre isso que vamos falar a seguir.

Confira a seguir tudo sobre o ecoturismo na praia, com um guia completo para que você consiga escolher o melhor destino.

O que é e como é praticado o ecoturismo?

O ecoturismo, ou por muitos conhecido como turismo natural, se trata do segmento turístico que utiliza de uma forma totalmente sustentável o patrimônio natural e cultural de uma região.

A principal função desse tipo de turismo é promover a conservação do local, e trazer uma educação ambiental, contribuindo para um bem-estar do ambiente, sociedade, cultura e até econômico.

Dessa forma, ao realizar o ecoturismo, você terá um contato com o ambiente, criando uma conexão e interação com ele, realizando atividades turísticas, mas ao mesmo, promovendo a proteção daquela área.

Hoje esse tipo de turismo vem sendo bastante procurado, devido a todos os benefícios, principalmente sustentáveis, que ele pode trazer.

Ecoturismo na praia

Querendo ou não, sabemos que hoje um dos ambientes naturais mais procurados pelas pessoas, são as praias.

Diante disso, o ecoturismo na praia se tornou totalmente possível, onde as pessoas podem realizar as atividades turísticas, e ainda aproveitar as belezas naturais das regiões litorâneas brasileiras.

Quem não gosta de ir passar as férias na praia, não é mesmo?

Então, porque não tornar esse tipo de turismo, algo sustentável, que traga uma educação ambiental, e um contato mais próximo com a natureza?

E hoje, um dos principais locais do Brasil, que investe nesse tipo de ecoturismo na região da praia, é a pousada Paraíso dos Coqueirais, localizada na cidade de Japaratinga.

Principalmente, se for levado em conta que as praias nordestinas são hoje um dos principais lugares desejados pelos turistas, devido as suas belezas naturais.

Principais princípios do ecoturismo na praia

O ecoturismo na praia, é unir conservação, comunidades e viagens sustentáveis para as regiões litorâneas.

Ou seja, isso significa que aqueles que implementam, participam e comercializam atividades de ecoturismo devem adotar os seguintes princípios de ecoturismo:

  • Minimize os impactos físicos e sociais as regiões naturais
  • Crie consciência e respeito ambiental e cultural.
  • Ofereça experiências positivas para visitantes e anfitriões.
  • Fornece benefícios financeiros diretos para a conservação.
  • Gerar benefícios financeiros para a população local e para a indústria privada.
  • Ofereça experiências interpretativas memoráveis ​​aos visitantes que ajudam a aumentar a sensibilidade para os climas político, ambiental e social.

Principais atividades que poderão ser feitas no ecoturismo na praia

Como você já deve imaginar, para que o ecoturismo na praia realmente funcione, será necessário a prática de algumas atividades.

Nesse sentido, estamos falando de atividades que vão proporcionar toda a experiência sustentável, e próxima ao ambiente.

Sendo assim, para que você consiga entender melhor, confira algumas dessas principais atividades que podem ser praticadas em um ecoturismo, na região litorânea:

Trilha

Uma das principais formas de você ter um contato com um turismo ecológico, é se aproximando da natureza.

E hoje, uma das principais formas de fazer isso, vendo as paisagens naturais e entendendo o ambiente, é através das trilhas ecológicas.

Desse modo, não é à toa que isso é uma das coisas que a pousada Paraíso dos Coqueirais mais investe, focando em trazer essa experiencia aos seus visitantes.

Trilha Ecológica Paraíso dos Coqueirais

A Trilha Ecológica Paraíso dos Coqueirais nasce da vontade de chamar a atenção dos nossos visitantes sobre a importância da preservação da Natureza.

Todo o seu percurso é realizado em plena Área de Proteção Ambiental denominada APA Costa dos Corais.

E como estamos falando de um ecoturismo na praia, a trilha ecológica Paraíso dos Coqueirais encaixa-se em um contesto de alternativas ao já consolidado destino sol e praia que faz do litoral norte de Alagoas uma das regiões mais procuradas por turistas nacionais e internacionais.

Durante uma caminhada de cerca 45 minutos, o visitante será incentivado por meio de várias mensagens a refletir sobre a importância do cuidado ao Meio Ambiente.

Além disso, ao mesmo tempo como turista, será possível desfrutar de várias paisagens de tirar o folego.

Mas, vale lembrar que o acesso à Trilha Ecológica dessa pousada em Japaratinga, fica diretamente ao interno da Pousada e Restaurante que dá o nome a própria trilha.

Ou seja, você consegue ter acesso a isso tudo, sem precisar momento algum sair do hotel, tendo esse contato muito próximo.

O percurso, de cerca 1.200 m, começa com a visita ao “rei” da vegetação costeira: o manguezal.

Aqui o visitante admirará de perto a importância desta vegetação, berçário de muitas aves e crustáceos, entre os quais o Caranguejo Sá.

Á cerca de 50 metros a trilha encontra uma estrada de barro, oferecendo ao turista duas possibilidades, a primeira rumo ao Monte Tabor e a segunda em direção ao final da trilha. 

Portanto, quem vai moldar o percurso será o próprio turista, tendo a possibilidade de conhecer diversos ambientes.

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que para quem quer se recuperar de tantas emoções, poderá adquirir uma água de coco gelada, coco tirado de um dos 6.000 coqueiros presentes ao interno dos cerca 35 hectares de pura natureza nos quais encontra-se a Pousada e Restaurante Paraíso dos Coqueirais.

Observação da Fauna e flora do local

Sabemos que são as coisas que estão na natureza, os principais formadores dos ambientes naturais, onde uma das grandes atividades que podem ser realizadas é a observação da fauna e flora.

Estamos falando de ver, relacionar e ter contato com o comportamento e habitats naturais.

Na pousada Paraíso dos coqueirais, você consegue ter uma combinação perfeita de praia e campo.

Lá, todos vivem no seu ambiente natural, e você pode realizar algumas atividades, como: andar a cavalo ou charretes, pescar e desfrutar da companhia de patos, pavões, coelhos, avestruzes e até saguis.

Além disso, na parte da flora local, você também pode desfrutar de passeios por belos jardins, coqueirais, rio e também ao manguezal.

Sem contar claro, que a cerca de 150 metros, você tem acesso à praia do Salgado, um dos principais pontos turísticos de Alagoas.

Por conseguinte, apenas 10 km separam a Paraíso dos Coqueirais da cidade de Maragogi e de suas famosas praias.

Você vai poder curtir Maragogi, Porto de Pedras (10 km), São Miguel dos Milagres (cerca de 20 km),

Muitas das pessoas que procuram o home office na praia, buscam essa oportunidade de pode trabalhar, tendo esse contato com a fauna e flora do local.

Qual a diferença entre turismo predatório e ecoturismo?

Se você deseja realizar um ecoturismo, uma das principais formas de conhecer os seus benefícios, é comparando-o com o turismo predatório.

Primeiramente, turismo predatório se refere à o tipo de atividade mais “padrão” nos espaços ambientais, onde não existe, ou às vezes é muito pouca, a preocupação com a área.

Assim, não existem restrições em relação à prática atividades no ambiente, onde a infraestrutura muitas das vezes não é preparada para preservar o patrimônio natural.

Ou seja, indo totalmente contrário ao ecoturismo, que tem como principal, a preservação e consciência das áreas naturais.

O turismo predatório é um dos principais responsáveis por danos ao ambiente, prejudicando o patrimônio natural.

Esse tipo de turismo geralmente pode ocorrer em qualquer lugar.

A pousada Paraíso dos Coqueirais é totalmente contra esse tipo de turismo, investindo no ecoturismo na praia, que é uma atividade sustentável, e de conservação.

Considerações finais

Se você está procurando um ecoturismo na praia em uma das regiões mais bonitas do país, como é Alagoas, não deixe de aproveitar a pousada Paraíso dos Coqueirais.

Lá, você e sua família, terão uma das maiores experiências naturais de suas vidas.

Gostou? Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

Posts relacionados